Dando seguimento ao post anterior, aqui ficam as Dicas de Segurança para este ataque.
Quais as fechaduras vulneráveis?
Infelizmente, a grande maioria é vulnerável.
É óbvio que os graus de dificuldade são diferentes. De um ponto de vista de segurança a coisa já não é assim tão feia.
Acreditem ou não, por muito estranho que pareça, quanto maior a qualidade de uma fechadura (assumindo que é um cilindro normal), mais susceptível ele é de sofrer este ataque. A qualidade de uma fechadura mede-se pela qualidade dos materiais e pelas tolerâncias. Se ela tiver sido construída com mais precisão, significa que os pinos não têm muito por onde "abanar" dentro da fechadura. No momento da pancada, eles só têm uma direcção para onde ir - para cima. Por outro lado, as fechaduras mais baratas, como têm folgas maiores, dissipam mais a energia, fazendo com que os pinos não saltem de um modo tão uniforme. Isto não significa que sejam mais seguras. É apenas uma curiosidade. A diferença entre o nível de dificuldade que relatei aqui é quase imperceptível.
O verdadeiro perigo está mesmo nas fechaduras simples e baratas, com perfis de chaves comuns. Essas são bastante fáceis de abrir e de arranjar Bump Keys.
Outras, embora possível, é mais difícil. O número de pancadas e o barulho necessário fazer até as abrir diminuem bastante o risco de sucesso.
No entanto, para perceberem a dimensão disto, cerca de 80% das fechaduras (normais) disponíveis no mercado são susceptíveis de sofrer este ataque.
Fechaduras de Pontos e Tubulares incluído. As únicas que não são, são as fechaduras de Palhetão, fechaduras de Disco da Abloy e fechaduras com tecnologia Anti-Bumping que irei falar agora.
Tecnologia Anti-Bumping:
Fica aqui uma animação dos pinos Anti-Bumping da Master Lock:
Existem outros tipos de pinos Anti-Bumping, mas estes são os mais comuns.
O simples facto de a fechadura ter molas com pressões diferentes já previne imenso a utilização deste método.
Visto que é impossível responder a isto com TODOS os modelos imunes, irei explicar mais ao menos em que consiste essa imunidade.
Desta forma, poderão saber por vocês mesmos quais as que são e não são.
O Bumping baseia-se no facto de haver uma transferência de energia entre os pinos. Logo, se a fechadura tiver um funcionamento diferente, não será susceptível de sofrer este ataque.
Não irei entrar em pormenores com estas fechaduras, pois vou explicá-las em detalhe no futuro.
Para começar, fechaduras de carros. Existiam alguns modelos que utilizavam pinos há muitos anos atrás. Agora não. Mesmo as chaves "normais" têm um funcionamento diferente. São chamados Wafer Locks. Fechaduras tipo de caixas de correio e/ou gavetas de secretária têm o mesmo princípio, embora mais simples. São imunes.
As fechaduras de carros mais recentes, as Laser Cut e Sidewinder Keys também assentam no mesmo princípio:
Laser Cut Key |
Sidewinder Key |
Fechaduras de Palhetão. São também imunes a este ataque. Sejam as de alta ou baixa segurança:
Fechaduras com Sidebar. A Sidebar é um mecanismo de bloqueio alternativo à sheerline. Vou explicá-lo em mais detalhe no futuro, mas para terem uma idea aqui está uma imagem:
Sidebar da fechadura Medeco Biaxial |
Basicamente esta peça é empurrada para fora da plug, bloqueando a rotação da fechadura, até os pinos (ou o que quer que seja) estejam alinhados correctamente, permitindo que a Sidebar seja empurrada para dentro da fechadura.
Há relatos em que é possível, mesmo assim, utilizar este ataque, mas é necessário ter o código correcto da chave para a Sidebar, o que torna esta técnica impraticável.
Aqui ficam alguns modelos de fechaduras com Sidebar:
- ASSA TWIN
- BiLock
- Abloy (todos os modelos) - Fechadura de Discos
- Medeco Biaxial
- EVVA 3KS
- EVVA MCS
Existem, obviamente, muitas mais. Qualquer dúvida sobre a vulnerabilidade de uma ou outra fechadura, podem comentar aqui, ou contactar-me directamente.
Divirtam-se =)