domingo, 9 de junho de 2013

A base do Lockpicking

Mas afinal, como se pode manipular uma fechadura?

Basicamente, é necessário alinhar todos os pinos ao mesmo tempo, desbloqueando-a. Para o fazer utilizamos ferramentas chamadas gazuas.

O Binding Defect:
O Lockpicking é possível devido a erros microscópicos no orifícios por onde os pinos passam. Esses erros estão exagerados na imagem, para melhor compreensão:

Imagem gentilmente cedida por Jon King - http://www.theamazingking.com


Também devido ao diâmetro e outros parâmetros nos pinos esta situação acontece. O que faz com que, aplicando uma força rotacional, um dos pinos irá exercer mais pressão contra as paredes da plug (a peça que vêm na imagem, que roda dentro da fechadura quando a chave correcta é inserida) do que os outros. Esse é o chamado binding pin. Exercendo tensão (a palavra correcta é torção, no entanto tensão é a palavra universalmente aceite) deve-se encontrar o binding pin e levantá-lo até à sheerline, onde se irá sentir um leve clique e a plug rodará uma fração de milímetro (a maioria das vezes não visível a olho nú). Nesse momento outro pino exercerá pressão sobre a plug e, com a rotação já feita, o primeiro será mantido no lugar.

Aqui está um vídeo:
Este indivíduo é um membro muito conhecido pela comunidade lockpicker, e criou um "curso" online para quem quiser aprender.

Este vídeo faz parte desse curso e, se perceberem inglês, aconselho vivamente a assisti-lo. Senão, foquem-se nos momentos em que aparece a fechadura de perto. Podem reparar que nem sempre que ele levanta um pino ele fica em cima. Isto acontece porque o pino em questão não era o binding pin. O desafio é procurá-lo levantando pino a pino enquanto exercemos tensão até sentir um que oferece um pouco mais de resistência. Isto significa que ele está a exercer pressão sobre a plug e é o binding pin. Lentamente, deve-se levantá-lo até sentir um ligeiro clique. Continuem nos outros pinos até a fechadura abrir.

Problemas frequentes: o chamado oversetting. Significa que levantaram o pino demais e agora é o key pin que está a bloquear a fechadura. É possível, com prática, aliviar a tensão apenas para libertar esse pino sem interferir com os outros já levados ao sítio. No entanto é complicado no início, pelo que o ideal é mesmo largar tudo e recomeçar.

Devem usar sempre tensão muito leve. Força a mais danificará as ferramentas e não irá adiantar de nada. Acreditem, já passei por isso.

Vou deixar alguns links de tutoriais online onde tem toda e mais alguma informação que possam precisar. Se perceberem inglês, brutal! Se não, tentem interpretar as imagens. O resto eu vou explicando no Blog (muita informação nesses tutoriais é demasiado avançada para o vosso actual nível, não se preocupem com isso por agora):
Vejam os links por esta ordem. Tem bastantes conselhos que eu me vou esquecendo de mencionar.
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário