segunda-feira, 24 de junho de 2013

Quantidade de Tensão - Parte 1 - Tensão Fraca

Normalmente, o maior problema quando se começa a praticar Lockpicking é a quantidade de tensão que se deve utilizar.
A grande maioria dos manuais apenas diz "O mínimo possível" ou "Tensão muito fraca".

WTF? O que é isso?
Como podemos quantificar "muito fraco" ou "mínimo possível"?


Para começar, peguem numa fechadura. Coloquem o tensor e um dedo por cima deste. Pousem o dedo com a mesma força necessária para carregar numa tecla do vosso PC.
Este é o nosso ponto de partida.



Agora coloquem o pick (o da imagem é o ideal), e desde o fundo até a frente, pressionem um pouco os pinos. Não os levantem muito nem coisa parecida, basicamente estão à procura do que estiver mais sólido, o binding pin.
Quanto maior a tensão, mais sólido ele vai estar. Mas não utilizem mais tensão do que esta. Com isto ele já se vai sobressair que chegue.

Quando o encontrarem, posicionem bem a ferramenta para poder levantá-lo sem interferir com os outros pinos. Levantem-no utilizando a força necessária para levantar qualquer outro pino que não este. Uma boa forma de o fazer é utilizar o fundo da fechadura como alavanca:


Lentamente, diminuam a tensão aplicada até ele se começar a mover. Mal se comece a mover, atingiram a tensão máxima para esta fechadura.
Agora utilizem um pouco menos!

Levantem o pino lentamente até o sentirem a ir ao sítio. Essa sensação pode ser um clique audível, ou uma vibração mínima no tensor e/ou pick. Depende de muitos factores tais como as tolerâncias da fechadura e a sujidade dentro dela. Quanto mais suja estiver, mais entorpecido será o clique. Muitas vezes é quase imperceptível. E nós temos que treinar as nossas mãos e mente para o sentir.

Mal o sintam, passem para o próximo binding pin. E por aí fora até a fechadura sucumbir à abertura!

_________________________
Outra forma, não tão exacta, mas também um bom ponto de partida para saber se estão a utilizar tensão a mais, é pela cor dos vossos dedos.


No exemplo acima, a primeira imagem demonstra a quantidade certa de tensão, pois o dedo não muda de cor com a pressão sobre o tensor. Na imagem de baixo, está a ser aplicada demasiada tensão.

Esta é uma boa forma de irem controlando a quantidade de tensão durante a sessão de picking.
Eventualmente, tudo se torna natural. Com alguma prática deixa de ser necessário fazer estes testes todos, vocês deduzem a quantidade ideal rapidamente. Mas no início, por favor, cinjam-se a este método. A vossa curva de aprendizagem vai disparar.



A tensão é muito simples. Mas é também uma das partes mais difíceis de dominar. Existem outras técnicas que irei explicar mais para a frente (nomeadamente com pinos de segurança), mas enquanto esta não for dominada, nunca conseguirão evoluir.

Por favor, não façam força a mais!
É frustante...
Estraga as ferramentas...
Não dá resultados...

É uma merda.
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário