sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fim do Concurso - A importância da configuração da chave

Parabéns ao vencedor! (ver concurso aqui)
Parabéns aos outros participantes que infelizmente não acertaram =)
Ganhou um kit que irá receber nos próximos dias em casa:

Aqui está a resposta:
(...)Suponho que havia um pino muito baixo logo atrás de um muito alto. Ao rodar para um lado, tinha que se levantar o pino alto primeiro, e ficava impossível chegar ao pino baixo sem mexer no alto outra vez. Para o outro lado, levanta-se o pino baixo primeiro e só depois o alto.(...)

Bem... Correcto!
Vamos lá perceber:

Para este exemplo vou utilizar esta chave:

As setas apontam para o local em contacto com os pinos
Reparem que o corte mais à esquerda da chave (o último) é muito mais alto que o imediatamente anterior. Vamos considerar que o primeiro corte é o 1 e o último o 5 (ou seja, da direita para a esquerda).

Vamos também considerar que se dermos tensão CW a binding order é de 1-2-3-4-5. Com tensão CCW inverte: 5-4-3-2-1.

O que acontece com tensão CW é que eu vou levantando os pinos por ordem até chegar ao último: 

Como podem ver, a ferramenta não consegue chegar ao último pino, sem colocar o anterior em Overset, pois com esta binding order ele já está no sítio. Outro exemplo:

Ou seja, temos duas hipóteses, ou damos tensão para o outro lado (CCW), fazendo com que o pino 5 fique primeiro na ordem, ou utilizamos outras ferramentas, como nas imagens:


Como podem ver estas duas ferramentas já conseguem chegar ao último pino sem mover os outros.
Uma pergunta frequente é: "Porque é que então não se utiliza sempre estas ferramentas?"
 -> Com estas ferramentas torna-se muito difícil fazer as "manobras" necessárias dentro da fechadura. A maioria são bastante restritas e dificultam imenso os movimentos lá dentro.
Na verdade, cerca de 80% das fechaduras podem ser abertas com o "gancho curto":

Se não roda para um lado, roda para o outro. Não vale a pena utilizar outras ferramentas que irão dificultar o trabalho. E se forem mesmo necessárias, utilizam-se para aquela situação em especial. É assim que eu faço.

Claro que isto é muito mais fácil dito que feito. As configurações extremas nas chaves podem oferecer uma resistência enorme ao Lockpicking. Muitas vezes pode até tornar o Raking impossível.


Basicamente os cortes correspondem a um código que é inserido na máquina que faz as chaves (não numa duplicadora, essa apenas copia a chave).
Para esta chave, o código é 6-6-6-9-3. Se olharem da esquerda para a direita para a chave, vêm 3 cortes iguais (6-6-6), um mais baixo (9) e um muito alto (3). O código neste modelo vai de 0 (nenhum corte) até 9 (corte máximo). Cada marca tem as suas especificações de código, muitas vão apenas até ao 6 (embora o corte 6 corresponde em profundidade a aproximadamente um corte 9).

No entanto, os cortes não podem ser feitos à toa. Se um corte é demasiado extremo, pode acontecer que a chave fique presa dentro da fechadura, porque o ângulo do corte não permite que o pino deslize sobre ele e suba. Ou pode esmagar uma mola. O que geralmente significa uma fechadura nova.
Para isso não acontecer, é calculado o MACS - "Maximum Allowed Cut Specification", que basicamente é o número máximo de diferença que 2 cortes podem ter.

A chave das imagens é da marca Schlage (Americana), o seu MACS é de 6. Significa que os últimos 2 cortes estão no limite (9-3=6). Se o corte fosse um 2, a chave podia ficar presa dentro da fechadura, então nem sequer é fabricada uma fechadura com essa configuração.


Para o calcular (isto agora é só teoria, nunca fiz isto!) utiliza-se a fórmula:
MACS = ([pin spacing]-[cut root])/([depth increment](tan([cut angle]/2)))

Existem outras regras para a criação de chaves:
  1. Apenas 2 cortes seguidos podem ter o mesmo valor.
  2. Um total de 3 ou menos cortes pode ter o mesmo valor.
  3. 3 ou mais cortes têm que ter valores diferentes.
  4. Um número 8 ou 9 não é permitido como primeiro corte - sendo um corte muito fundo na primeira posição, a chave fica muito fragilizada, pois é a zona que sofre mais pressão ao rodar

Estas regras não são obrigatórias. São guias. Como podem ver, a chave na imagem desrespeita logo a primeira regra, 3 cortes iguais seguidos. Todas as outras são respeitadas.

Por isso sempre que possam escolher, procurem uma fechadura com cortes extremos. Isso irá dificultar imenso a vida a alguém que a tente abrir.
Claro que isto não é o factor mais importante, mas tendo a oportunidade, escolham =)
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário