segunda-feira, 10 de junho de 2013

Safecracking - Serão os nossos cofres seguros?

Bem...
Para desanuviar um pouco, achei bem colocar um artigo com um pouco mais de interesse geral: Cofres! =)

Hoje vou apenas focar os pequenos cofres pessoais. Os mesmos utilizados em quartos de hotel para guardar as nossas coisas, e que muitos de nós temos em casa:

Eles custam em média entre 60 a 100€ (Na Leroy Merlin encontrei um a 25€ numa promoção!).
Estes cofres são abertos através de um código de 4 a 6 dígitos e, durante um período de cerca de 5 segundos, rodar a tranca. No caso de falta de bateria ou esquecimento do código, a grande maioria tem uma fechadura que permite a abertura do cofre. Uma pequena percentagem deles não tem chave, mas sim 2 contactos para ligar uma pilha pelo exterior. A desvantagem deles é de, no caso de o teclado avariar, não poderem ser abertos, não têm chave para ultrapassar o sistema de código.

Aqui está o funcionamento interno de um cofre destes:



Ao inserir a o código correcto, é enviado um sinal da bateria ao Solenóide, que desbloqueia a tranca. Tão simples quanto isto.

Serão estes cofres seguros? Vamos lá ver:

Como podem ver, há 3 formas muito simples de os abrir. Vamos analisá-las:

1) Pancada no topo do cofre:
Esta forma é, de facto, engraçada. Na verdade, a esmagadora maioria dos pequenos cofres é susceptível de abrir com esta técnica. É física simples:
O Solenóide é, em termos muito genéricos, basicamente um íman que "puxa" o pino que vocês vêm na imagem para baixo, libertando o mecanismo por alguns segundos. Quando o íman deixa de estar activo, uma pequena mola empurra o pino para cima outra vez. Para o íman ser capaz de a puxar, a mola tem de ser MUITO fraca. Aí está a falha. Uma pancada seca e um timing perfeito permitem rodar a tranca no momento exacto em que o pino desce. NÃO funciona se já estiverem a exercer pressão para rodar a tranca, pois o pino vai ficar "atracado" e não desce. É necessário muito timing para dominar esta técnica. Não é difícil, mas também não é tão fácil como parece.

Cofres diferentes têm molas diferentes, portanto a força necessária para abrir um pode ser diferente noutro.




2) Botão de Reset:
Esta é a mais fácil. O cofre não "sabe" se a porta está aberta ou não (supostamente tem que estar para o botão ser pressionado), por isso quando o botão de Reset é pressionado o código é apagado e basta inserir um novo código.
Cada cofre tem o botão de Reset em sítios diferentes. O que eu faço é utilizar uma lanterna num dos orifícios, olhar pelo segundo, e inserir o "cabo" pelo terceiro. Assim consigo ver o que estou a fazer.
Alguns têm o botão de Reset dentro do compartimento da bateria, impossibilitando este método.


3) Abrir pela fechadura:
Neste caso, esta é uma fechadura tubular. Irei, posteriormente falar-vos dela. Para já ainda é cedo. Mas basicamente, como viram, basta abrir essa fechadura. Pode ser feito com gazuas convencionais ou específicas como é o caso. Aqui fica uma explicação de como a fechadura consegue ultrapassar o mecanismo de código:
A peça que está marcada com X está directamente ligada ao pino falado anteriormente, ou seja, se ela descer o pino também desce.
A peça que está marcada com Y é a tranca da fechadura. Quando se roda a chave, a tranca desce, empurrado a peça X e, consequentemente, libertando a tranca do cofre.


Mas afinal, estes cofres então não valem nada!
Mentira. Estes cofres são bons. Mas apenas a cumprir a sua função. Isto não é um cofre para guardar jóias. Isto é um cofre para guardar pertences que queremos manter longe de olhares indiscretos e mãos oportunistas. Lembrem-se que são cofres de baixo preço, com as paredes construídas num metal muito fino. Isto não é um cofre de alta segurança. E um factor muito importante é a forma como ele está instalado.


Vamos analisar:

1) Pancada no topo do cofre:
Para evitar este tipo de ataque este cofre deve estar instalado por baixo de alguma superfície que não permita que a pancada seja dada. Dentro de um guarda-fatos, debaixo de uma prateleira ou, preferencialmente, embutido na parede. É verdade que continua a ser possível abri-lo com uma pancada descendente na parte da frente, mas torna-se extremamente difícil e geralmente deixa marcas visíveis no cofre.


2) Botão de Reset:
Este é um tipo de cofre que deve SEMPRE estar embutido ou preso à parede. Lembrem-se que são cofres muito leves que podem ser transportados para um local onde, com calma, o ladrão o possa abrir. Se estiverem presos, os orifícios ficam automaticamente tapados, impossibilitando este método.


3) Abrir pela fechadura:
Infelizmente não há nada a fazer. A não ser inutilizar a fechadura. O que é mau num dia que necessitem de abrir o cofre sem código ou sem bateria.


A minha análise destes cofres:
São bons para o seu objectivo: Guardar pequenos pertences e nunca bens valiosos.

A não esquecer:
Cofre embutido ou aparafusado à parede, com algo por cima que impeça uma pancada.


NOTA: Pessoalmente, até acho melhor esconder bens valiosos fora do cofre. É psicologia pura. Um ladrão irá logo ao cofre procurar os bens valiosos.
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário