domingo, 16 de junho de 2013

Concurso - Por que ordem devo levantar os pinos?

Ora esta é uma dúvida frequente.

Não existe uma ordem certa. Cada fechadura é diferente. Como já expliquei, o Lockpicking é possível devido a micro-tolerâncias nos buracos da plug, que permitem que quando um pino é levantado, esta roda uma fração de milímetro e permita que o driver pin assente em cima desta, desbloqueando a sheerline.

Vou utilizar esta imagem de novo:
Mais uma vez digo que esta imagem é um exagero.


Ora vamos supor que damos tensão para a esquerda - CCW (Counter-ClockWise). O primeiro pino a ficar atracado (binding pin) é o nº 3. Depois disso é o 6. Acho que conseguem perceber porquê:

Como eles estão desviados do centro por frações de milímetro, quando a tensão é aplicada, um dos pinos fica sempre mais encostado do que os outros à plug. Quando o levantamos até à sheerline, ela fica desimpedida, e roda até embater no próximo pino. Como ela rodou ligeiramente, o pino fica pousado num cantinho minúsculo da plug.

Neste caso a binding order será 3-6-4-2-1-5. Isto se derem tensão CCW. Se a tensão for CW - ClockWise (direita), a binding order inverte. Literalmente. Passa a ser 5-1-2-4-6-3.

Mas isto não acontece 100% das vezes.
Um dos factores que cria estas micro-tolerâncias é o próprio diâmetro dos pinos que às vezes não é exatamente igual (mais uma vez, por frações de milímetro). Ou se o pino estiver ligeiramente danificado (por excesso de tensão por exemplo) também pode acontecer.

Eu tenho uma fechadura que, independentemente da orientação da tensão, é SEMPRE o terceiro pino que fica atracado primeiro na plug. Provavelmente o diâmetro dele é maior que os outros. Acontece.
Tenho outra, que se der tensão CW a binding order é bastante complicada, ainda não a decorei. Se a tensão for CCW, a binding order é 1-2-3-4-5-6. Até parece fácil:

Na verdade não foi nada fácil :)

Esta alteração é tão extrema também devido à presença de pinos de segurança. Deles irei falar mais a frente.

Aqui está um vídeo que explica muito bem a binding order (em inglês):



Para vocês ficarem a pensar:
À uns tempos passei mais de uma hora em frente a uma fechadura super simples e rasca com apenas 4 pinos. Estava a tentar abri-la CCW. Impossível. Não consegui de forma nenhuma. Até estava envergonhado.
Antes de desistir, lembrei-me de tentar uma coisa. Tensão CW. Abriu em 10 segundos. Pensei que foi sorte, fechei e tentei outra vez. 5 segundos.

Para um lado era quase impossível (ainda não consegui), para o outro era a coisa mais fácil do mundo.
Porquê esta diferença?

Abordarei este assunto no próximo post.
Se quiserem respondam através de comentário, ou pelo formulário de contacto se quiserem manter o vosso anonimato no blog. Mas não postem como anónimo, porque o primeiro a responder correctamente irá ganhar uma surpresa.

Este mini-concurso termina quando alguém responder correctamente (por comentário ou formulário de contacto), quando alguém responder correctamente como anónimo (e não recebe nada pois não tem como provar quem comentou), ou no momento em que eu escrever o próximo post, onde irei explicar esta situação - o que não vos deixa muito tempo :)

DICA: palavras chave para vocês pesquisarem: binding order, bitting of the key, hi-lo
E já estou a falar demais...


EDIT: Depois de rever o post, e olhar em condições para a imagem, apercebi-me que me enganei. A binding order CW não é o inverso. Na verdade é 1-5-6-4-2-3. Isto é devido ao diâmetro dos buracos não ser uniforme. Se olharem com atenção para a imagem percebem.

Irei deixar a explicação inicial, pois desta forma consigo descrever ambas as situações.


Fim do Concurso: Ver resposta aqui!
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário