sexta-feira, 19 de julho de 2013

Aberto em Segundos - O Perigo das BumpKeys 1 - O que são e como se utilizam?

Transformou-se em moda nos E.U.A. há uns anos atrás. O Key Bumping (ou Raping) consiste em utilizar uma chave modificada para abrir qualquer fechadura com o mesmo perfil.

Esta falha de segurança já é conhecida há quase 100 anos, no entanto só se tornou famosa em 2005.
Desde aí, as marcas de fechaduras começaram a desenvolver novos produtos com tecnologia anti-bumping para evitar assaltos utilizando este método.

Aqui está uma animação que explica o funcionamento das Bump Keys:

Vamos analisar o que aconteceu:
Antes de mais, como devem ter reparado, a chave só por si não abre a fechadura. Ela tem os cortes na sua profundidade máxima (estas chaves são muitas vezes chamadas de 999 keys).

De uma forma muito simples, o que é necessário fazer é inserir a chave na fechadura, puxá-la para fora um clique (um pino), dar uma ligeira tensão e uma pancada que a faça entrar até ao fundo.

A energia cinética que a chave transfere aos Key Pins é transferida aos Driver Pins que vão "saltar" e deixar uma abertura momentânea na sheerline.
Pensem nisto como o efeito bola de bilhar:

Na verdade, isto é uma aplicação directa da 3º Lei de Newton que mostra que: "A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos".
Toda a gente conhece o Pêndulo de Newton, não?

O princípio é o mesmo: A chave tem um impacto contra um dos pinos, que transfere essa energia para o pino acima fazendo-o "saltar". Durante uma fracção de segundo a sheerline é desimpedida, permitindo a rotação da chave.


A dúvida é: Como fazer e utilizar uma Bump Key?
Como disse anteriormente, uma Bump Key é uma chave com todos os cortes no seu máximo. Aqui estão exemplos:

Cada Bump Key tem o seu próprio perfil. Como sabem, as chaves embora não abram, conseguem entrar em várias fechaduras. Significa que têm o mesmo perfil de chave. Dentro do mesmo perfil também há variações. Há fechaduras de 4, 5, 6 e até 7 pinos. Mesmo utilizando o mesmo perfil, são necessárias Bump Keys diferentes, uma para cada configuração de pinos.
Para complicar mais um pouco, mesmo dentro do mesmo perfil e número de pinos, existem diferentes espaçamentos. O espaçamento é a distância entre 2 pinos (e consequentemente, dos cortes na chave). Ou seja, para o mesmo perfil de chave podem existir mais de 10 Bump Keys diferentes.

Não pensem que isto dificulta as coisas. Há perfis, números de pinos e espaçamentos que são mais comuns. Um bom set de Bump Keys pode conter apenas 10 ou 15 chaves e mesmo assim abrir um grande número de fechaduras.


Existem várias formas de fazer e utilizar Bump Keys. Eu não sou especialista, nem tenho grande interesse nas Bump Keys para além do seu conceito, pelo que não vou desenvolver em detalhe esses métodos. Vou apenas explicar em que consiste, como funciona e como evitar situações indesejadas. Quem tiver interesse neste assunto, deverá pesquisar o conceito de Push e/ou Pull Bump Keys. No final deste post vou também deixar alguns links e livros sobre o assunto onde poderão aprofundar o conceito (infelizmente a informação está toda em inglês).

De um modo geral, para fazer uma Bump Key, basta limar a chave até à sua profundidade máxima, como viram na imagem anterior. A chave deve sempre ficar com a forma apresentada na imagem, ou seja, nada de cortes arredondados ou demasiado bicudos. Essa é a parte difícil.
Para o fazer, o ideal é utilizarem uma chave normal, e aprofundarem os cortes, pois se utilizarem uma chave virgem podem não acertar nos espaçamentos.
Aqui fica um vídeo de como fazer e utilizar uma Bump Key:

Uma coisa que ele explica no vídeo, mas eu acho importante o suficiente para repetir aqui é o ângulo dos cortes. Se os cortes são demasiado extremos há o perigo de a chave não entrar ou ficar presa dentro da fechadura. Eles devem ser de cerca de 45º no máximo.



A Pancada e a Tensão:

A pancada e a tensão utilizada na Bump Key é que são o verdadeiro segredo para o sucesso (assumindo que a Bump Key está bem construída).
A Tensão deve ser MUITO leve (como sempre). No entanto existe um método mais fiável, mas também mais difícil de dominar: Timing.
Não há forma de explicar isto sem praticar. Consiste em apenas dar tensão no momento em que os pinos saltam, ou seja, uma fracção de segundo depois da pancada. Este método funciona melhor pois os pinos não estão sobre tensão quando se dá a pancada, o que permite que "saltem" mais facilmente. No entanto só com muita prática é que se consegue coordenar os movimentos para o fazer com sucesso. Este é o mesmo princípio da "pancada no topo do cofre" no meu primeiro post de Safecracking.

A pancada tem que ser seca, NÃO com muita força, e directa (nada de bater de cima ou em ângulo).

Para uma pancada de qualidade, existem os chamados Bump Hammers que podem ver na imagem:


Os Bump Hammers não são absolutamente necessários, embora ofereçam uma pancada mais uniforme. Podem ser substituídos pela pega de uma chave de parafusos por exemplo.

Deixo 2 links com instruções para fazerem o vosso próprio Bump Hammerhttp://www.lockpicking101.com/viewtopic.php?f=32&t=21306 e http://www.lockpicking101.com/viewtopic.php?f=32&t=56587



Rapidez e Danos na Fechadura:

A utilização de Bump Keys não é considerada um método de entrada destrutiva. No entanto, o seu uso pode danificar a fechadura. É necessário cuidado.
Acontece que, independentemente de danificar ou não, normalmente deixa marcas:

Para evitar isto, utilizam-se os Dampeners:



Os Dampeners podem também ser improvisados ao enrolar um elástico na chave.


Utilizando Dampeners consegue-se também outro objectivo: Rapidez. Se forem bem colocados, em cada pancada a chave volta para trás um clique, o que faz com que não seja necessário sermos nós a fazê-lo manualmente.


Também existem marcas nos pinos que podem ser detectadas com uma análise forense. O mesmo se passa com o Lockpicking.



Para finalizar, vou apenas deixar 2 links para e-books e o nome de um livro para quem tiver interesse neste assunto:


Já têm a informação básica sobre Bump Keys. No próximo post virão as Dicas de Segurança =)
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário