sábado, 20 de julho de 2013

Aberto em Segundos - O Perigo das BumpKeys 2 - Como evitar?

Dando seguimento ao post anterior, aqui ficam as Dicas de Segurança para este ataque.


Quais as fechaduras vulneráveis?
Infelizmente, a grande maioria é vulnerável.
É óbvio que os graus de dificuldade são diferentes. De um ponto de vista de segurança a coisa já não é assim tão feia.

Acreditem ou não, por muito estranho que pareça, quanto maior a qualidade de uma fechadura (assumindo que é um cilindro normal), mais susceptível ele é de sofrer este ataque. A qualidade de uma fechadura mede-se pela qualidade dos materiais e pelas tolerâncias. Se ela tiver sido construída com mais precisão, significa que os pinos não têm muito por onde "abanar" dentro da fechadura. No momento da pancada, eles só têm uma direcção para onde ir - para cima. Por outro lado, as fechaduras mais baratas, como têm folgas maiores, dissipam mais a energia, fazendo com que os pinos não saltem de um modo tão uniforme. Isto não significa que sejam mais seguras. É apenas uma curiosidade. A diferença entre o nível de dificuldade que relatei aqui é quase imperceptível.

O verdadeiro perigo está mesmo nas fechaduras simples e baratas, com perfis de chaves comuns. Essas são bastante fáceis de abrir e de arranjar Bump Keys.

Outras, embora possível, é mais difícil. O número de pancadas e o barulho necessário fazer até as abrir diminuem bastante o risco de sucesso.

No entanto, para perceberem a dimensão disto, cerca de 80% das fechaduras (normais) disponíveis no mercado são susceptíveis de sofrer este ataque.
Fechaduras de Pontos e  Tubulares incluído. As únicas que não são, são as fechaduras de Palhetão, fechaduras de Disco da Abloy e fechaduras com tecnologia Anti-Bumping que irei falar agora.


Tecnologia Anti-Bumping:
Pino Anti-Bumping da Master Lock. O pino tem uma secção mais larga que não o deixa cair totalmente na plug. O que faz com que a energia transferida para ele pelo Key Pin seja muito inferior à transferida para os outros, não permitindo (ou pelo menos, dificultando IMENSO) que a sheerline fique desimpedida.


Pino Anti-Bumping da ILCO. Tendo um peso diferente (e uma pressão de mola também diferente - muito mais forte), a velocidade de subida deste pino é inferior à dos outros, o que não permite (ou, mais uma vez, dificulta) que a sheerline fique desimpedida.

Fica aqui uma animação dos pinos Anti-Bumping da Master Lock:

Existem outros tipos de pinos Anti-Bumping, mas estes são  os mais comuns.
O simples facto de a fechadura ter molas com pressões diferentes já previne imenso a utilização deste método.


Que tipo de fechaduras são imunes a este ataque?
Visto que é impossível responder a isto com TODOS os modelos imunes, irei explicar mais ao menos em que consiste essa imunidade.
Desta forma, poderão saber por vocês mesmos quais as que são e não são.

Bumping baseia-se no facto de haver uma transferência de energia entre os pinos. Logo, se a fechadura tiver um funcionamento diferente, não será susceptível de sofrer este ataque.

Não irei entrar em pormenores com estas fechaduras, pois vou explicá-las em detalhe no futuro.

Para começar, fechaduras de carros. Existiam alguns modelos que utilizavam pinos há muitos anos atrás. Agora não. Mesmo as chaves "normais" têm um funcionamento diferente. São chamados Wafer Locks. Fechaduras tipo de caixas de correio e/ou gavetas de secretária têm o mesmo princípio, embora mais simples. São imunes.
As fechaduras de carros mais recentes, as Laser Cut e Sidewinder Keys também assentam no mesmo princípio:
Laser Cut Key

Sidewinder Key

Fechaduras de Palhetão. São também imunes a este ataque. Sejam as de alta ou baixa segurança:


Fechaduras com Sidebar. A Sidebar é um mecanismo de bloqueio alternativo à sheerline. Vou explicá-lo em mais detalhe no futuro, mas para terem uma idea aqui está uma imagem:
Sidebar da fechadura Medeco Biaxial
Basicamente esta peça é empurrada para fora da plug, bloqueando a rotação da fechadura, até os pinos (ou o que quer que seja) estejam alinhados correctamente, permitindo que a Sidebar seja empurrada para dentro da fechadura.
Há relatos em que é possível, mesmo assim, utilizar este ataque, mas é necessário ter o código correcto da chave para a Sidebar, o que torna esta técnica impraticável.


Aqui ficam alguns modelos de fechaduras com Sidebar:

Existem, obviamente, muitas mais. Qualquer dúvida sobre a vulnerabilidade de uma ou outra fechadura, podem comentar aqui, ou contactar-me directamente.

Divirtam-se =)
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário