quarta-feira, 17 de julho de 2013

Como fazer os meus próprios Tensores

Como falado no último post, os tensores são das ferramentas mais importantes de qualquer conjunto de Lockpicking.

No entanto, pode-se poupar algum dinheiro a fazê-los. Outra vantagem é que os podemos fazer por medida para as nossas necessidades, coisa que os tensores comerciais não podem.

No final do post, vou colocar links para páginas com tutoriais do assunto, mas para tensores que ainda não cheguei a construir. Talvez encontrem algum que achem útil.

Para começar, vão precisar das seguintes ferramentas:

1. Alicates:
Não é necessário definir que tipos de alicates precisam. Eles vão servir para dobrar o metal de que são feitos os tensores. Usem o que tiverem à mão =)

2. Lima para Metal:
Para alisar a superfície onde o metal foi cortado.

3. Lixa Fina para Metal:
Com os número entre 400 e 1000, para polir a superfície progressivamente. Muito importante em qualquer ferramenta de Lockpicking.


4. Fonte de Calor:
Eu, pessoalmente, uso o fogão =)

5. Esmeril:
Não é absolutamente necessário, mas ajuda a aumentar a rapidez nos trabalhos que não são de precisão (em vez de usar a lima).

E a matéria-prima!
6. Apliques metálicos de escovas limpa pára-brisas:


Todas as escovas têm estes apliques em metal. É facílimo de retirar e serve perfeitamente para o efeito.

Há quem use também as peças metálicas que saltam das "vassouras" industriais dos limpa-estradas:

São um bocadinho mais largos que os das escovas limpa pára-brisas, mas também servem perfeitamente.


Ora, para construir os tensores não há muito que saber.
Para os tensores mais simples, basta fazer uma dobra de 90º na ponta:


Para fazer o TwistFlex, basta uma dobra de 90º extra. A imagem explica-se por si só.
Basicamente é necessário cortar o metal na medida que acharem necessário (o mais curto possível, dentro do tamanho que vos fique confortável ao utilizar - para mim é no máximo 10 cm). Utilizem a lima para alisar a ponta cortada, pois ela vai estar áspera (podem utilizar o esmeril para a arredondar).

Façam as dobras necessárias e utilizem a lixa para polir completamente o tensor.
Comecem com a lixa mais grossa e vão trocando por uma mais fina quando estiver bem polido. Nunca comecem logo pela lixa mais fina a menos que queiram estar 2 semanas a polir 10cm de metal =)

O grande cuidado que devem ter ao fazer isto, é que as dobras extremas normalmente quebram o metal. Nem sempre acontece (depende do metal que for), mas é muito comum que aconteça. Para evitar isto utiliza-se a fonte de calor para aquecer o metal e torná-lo mais flexível. No entanto, não devem deixar o metal ficar vermelho brilhante, pois estarão a temperá-lo. Temperar metal torna-o mais duro, menos flexível e mais quebradiço. Não queremos isso.

O método que eu utilizo é:
  1. Pego no metal com 2 alicates e faço um pouco de pressão para o dobrar (cerca de metade da força necessária para o dobrar a frio);
  2. Coloco o metal junto à fonte de calor, exactamente no sítio onde vou fazer a dobra;
  3. Ao fim de uns segundos ele começa a dobrar com facilidade.

É normal ele ficar um pouco vermelho, não há problema. Devem é evitar o vermelho demasiado brilhante!
Depois devem deixar arrefecer ao ar, pelo menos os primeiros segundos. Se o colocarem em água, vão estar a ajudar o processo de temperar o metal, o que não querem. Ao fim de meio minuto já não há problema em colocar em água para acabar de arrefecer, de forma a que possam mexer-lhe com as mãos.


Para o meu tensor TOK, é exactamente a mesma coisa:
Tem 5 cm de comprimento
A dobra central nem sequer é necessária. Eu fi-la por uma questão de conforto na mão (em vez de ter uma "lâmina" na ponta do dedo, tenho uma superfície lisa).

Uma das pontas deve ser mais comprida que a outra para Keyways mais fundas. Não vale a pena utilizarem medidas porque nunca fica perfeito, mas para terem uma ideia, no meu uma das pontas tem 5mm e a outra 3mm.


Um amigo meu fez estes tensores estilo Wishbone:

A imagem não está grande coisa, mas basicamente utilizou o mesmo metal, fez uma dobra de quase 180º para ele ficar em V e arranjou as pontas para caberem onde ele precisa. Se não estou em erro, para o fazer, fez uma dobra de 90º em cada uma e de seguida outra dobra para dar um estilo TwistFlex. Depois limou as pontas até à espessura pretendida.



De um modo geral, está aqui o necessário para fazerem os vossos tensores. Agora utilizem a vossa imaginação.

Aqui ficam alguns links de tutoriais para outros tensores:
Espero que tenha sido útil =)
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário