quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pinos de Segurança 2 - Serrated

Os pinos mais divertidos! São também os mais frustrantes para quem não está preparado para eles.

Os pinos serrados simulam um Set ao clicar sempre que passam num dos "recortes". Ao ouvir e sentir o clique, pensamos que já está no sítio quando, na verdade, o pino está na mesma a bloquear a sheerline.

Aqui estão exemplos de pinos serrados:
Drivers Serrados
Keypins serrados - Imagens retiradas de http://keypicking.com/viewtopic.php?f=9&t=6905&hilit=serrated+pins, gentilmente cedidas pelo autor - Oldfast

Outros exemplos:


Estes pinos, contendo os recortes, clicam e comportam-se quase de forma igual a um Set, para nos confundir. Na maioria das vezes, ao atingir o recorte, a plug como roda uma fracção de milímetro devido ao entalhe no pino, revela-se outro Binding Pin. O que vem confundir ainda mais as coisas.

Quando se levanta um pino serrado até ele ficar preso num dos recortes, ele fica pendurado na sheerline. Vamos chamar-lhes hangers.


Há quem diga que "sempre que voltamos atrás para levar um hanger ao sítio, inevitavelmente perdemos todos os Sets que já tenhamos feito após esse hanger."

Pela minha experiência, isso nem sempre é assim. É verdade que acontece, mas muitas vezes pode-se corrigir um pino que ainda não foi levantado até ao sítio correcto sem perder os Sets que já conseguimos. No entanto é uma situação com a qual vão ter que contar.


E fica a pergunta:
Como é que distingo entre um verdadeiro Set de um False Set de um recorte do pino?

Esta é pergunta-chave. Aprendendo a distingui-los, os pinos serrados passam a ser triviais e a oferecer pouca resistência. Assim, simples.

Para os distinguir, utilizam-se 2 métodos: Tacto e Som. Como já falei anteriormente, o Som é apenas um complemento. Mas ajuda bastante nos pinos serrados.

O Tacto é o que nos dá a verdadeira indicação.
Antes de falar em diferença entre os cliques (é débil, mas existe), vou-vos ensinar o verdadeiro método de saber se estão no True ou False Set. O segredo é....

... Não há segredo nenhum! É exactamente igual ao que vos expliquei anteriormente. É necessário encontrar o balanço perfeito entre tensão e força com que levantam os pinos. Esse balanço tem que ser mantido. Quando atingem um recorte, vão ouvir e sentir um clique. Com a mesma força é possível continuar e passar ao clique seguinte. Quando atingem um True Set, a plug vai rodar um pouco mais, e a mesma força não vai ser suficiente para levantar mais o pino. Se forçarem, ele entra em Overset.
O que se pode traduzir em: Click, Click, Click, Parede!

Não precisam de se preocupar muito com esse balanço perfeito. Claro que no início é necessário prática. Mas ele acaba por vir naturalmente. Ao fim de algum tempo, já nem se pensa nisso. Automaticamente se faz o teste e se mantém essa força sem pensar no assunto.

O Som ajuda-nos a detectar o True Set também.
Existe uma diferença entre o som de um True Set e de um False Set num pino serrado. Normalmente, quando se atinge um recorte, o som é mais débil e abafado, enquanto que quando se atinge a sheerline, o clique é mais críspido.
Isto pode, obviamente, ser afectado por inúmeros factores: tolerâncias da fechadura, sujidade presente, barulhos exteriores, etc.
Pela minha experiência, até um certo ponto, quanto mais sujidade estiver presente na fechadura, mais facilmente se detectam estas diferenças. Isto porque a sujidade tende a alojar-se nos recortes dos pinos, abafando o clique. No entanto quando atinge a sheerline, o clique continua críspido. Como a diferença de cliques é maior, consegue-se distingui-la mais facilmente.

No entanto, sujidade a mais começa a ficar também entre o Driver e Key Pin, o que vai abafar o clique do True Set.

Por isso este método não pode ser tido como fidedigno, pois não é perfeito. Mas é, de facto, uma grande ajuda.

Basicamente estarão à procura de: Click, Click, Click, SNAP!

Aqui estão 2 vídeos a abrir um cadeado com pinos serrados. São dos meus primeiros vídeos pelo que a qualidade não é grande. No entanto conseguem muitas vezes ouvir a diferença entre os cliques do False e True Set. No segundo vídeo utilizei luvas para abafar o feedback nas minhas mãos. É uma excelente forma de treinarem a sensibilidade:




Outros métodos:
Como viram nas imagens anteriores, além dos Drivers serrados, também há Keypins serrados. Isto serve para confundir ainda mais o atacante. Se ele não estiver atento e falhar o True Set, irá continuar a forçar o pino e a ouvir cliques, embora já esteja em Overset.
Estes pinos também servem para impedir uma técnica que já vos expliquei anteriormente, o Reverse Picking.
Com pinos serrados, esta técnica consiste em propositadamente entrar em Overset, e depois aliviar a tensão até o pino atingir a sheerline. Havendo recortes nos outros pinos, deita por terra este método. Ou pelo menos dificulta muito.

Há também quem vá clicando um recorte de cada vez em cada pino. Sempre que sente um clique passa para o pino seguinte. Embora funcione, esta técnica leva, geralmente, muito mais tempo, pois vão estar pinos sempre a cair devido a estarem depois na Binding Order (eles clicaram porque o pino anterior estava num recorte, o que permitiu que a plug rodasse o suficiente para deixar que este se tornasse no Binding Pin).

Há inúmeros métodos para derrotar estes pinos. Eu descrevi aqueles que conheço e sei que funcionam. O que eu uso é o que expliquei primeiro: ir levantando o pino, recorte após recorte até ao True Set.


E aqui está o que precisam de saber sobre pinos serrados.
Vou apenas fazer referência a mais 2 tipos de pinos, que considero que não vale a pena fazer um post inteiro só para eles.
O primeiro é o pino Híbrido Spool/Serrado ou, como é chamado na comunidade Lockpicker, Spoorated:

Basicamente é um Spool, com um recorte na ponta. Não há muito a dizer sobre eles. Quando atingem o false set de um Spool, basta um clique extra para o ultrapassar. O difícil é saber se estamos perante um Spool normal ou um destes. Para ter a certeza, devem sempre continuar a testar um pino depois de acharem que ele está em Set. Se for como empurrar uma parede, está no sítio. Se vos der outro feedback, provavelmente ainda vai mais longe. Isto foi explicado no post anterior =)

Outro pino serrado que existe é o encontrado dentro dos Cadeados da Commando Lock Company (Americana), que são um pouco mais extremos:

Como podem ver, os recortes são tão fundos que parecem Spools com um alto no centro.
O feedback deles não é assim tão diferente. Na verdade é a mesma coisa, mas o clique é mais intenso que num recorte normal. Também poderão sentir um False Set parecido com o de um Spool. No entanto ultrapassam-se da mesma forma. Aqui está um vídeo que mostra um desses a ser aberto. Aos 27 segundos, quando estou a levantar o pino da frente, notem que existem 2 cliques no mesmo pino. No primeiro clique (o recorte no pino) a plug move-se uma fracção de milímetro, quase imperceptível:


Aqui segue uma compilação de vídeos de membros do Fórum Keypicking.com colocaram online a abrir cadeados da marca American Lock. Estes cadeados são conhecidos por utilizar pinos serrados. Tem aqui uma variedade de técnicas que podem estudar:


darkhorse - http://youtu.be/MTKtLWuU-Qw - Series 300
ImSchatten360 - http://youtu.be/TQ5R02w8rVo - Series 200
awol70 - http://youtu.be/UwE3NUJK5vY - Series 700
Oldfast - http://youtu.be/QRcjbruVT7k - Series 700
mech - http://youtu.be/ZuLqWcYSFeQ - Series 748
KokomoLock - http://youtu.be/IW-etokvEHo - Series 1100 Custom 6-pin
MrPharmer2012 - http://youtu.be/NYGzzLV4lDA - Series 1100 James Bond style
xeo - http://youtu.be/5vAN37LeGDo - Series 1100 x 3
cyrano138 - http://youtu.be/I244p71-Sbo - Series 1100
KokomoLock - http://youtu.be/LM1r581EuF0 - American Barrel Lock
xeo - http://youtu.be/RddrdMZwAV8 - American Barrel Lock
MrPharmer2012 - http://youtu.be/NOUPJrkpRyQ - Series 1100 Bumped/Raked w/ Dcap
Oldfast - http://youtu.be/BE44PqSgjlM - Series 2000
chris - http://youtu.be/tpGWkvv_lm4 - Series 5200
LocksmithArmy - http://youtu.be/4j_W0_be-KM - Series 5200 Picked Backwards
mdchurchill - http://youtu.be/5DysU-Pl-Sk - Series 5360 Shrouded
Compilado por Oldfast @ www.keypicking.com
Comentários
0 Comentários

Sem comentários:

Enviar um comentário